Como um advogado civil deve atuar?

Como um advogado civil deve atuar?

Quer saber como se destacar como um advogado civil? Temos algumas dicas para você!

Sabemos que, o Direito Civil é uma área extensa e seus processos atuam nas diversas áreas do direito. Mas, você sabe como um advogado civil deve atuar?

Durante a faculdade, a cadeira de Direito Civil ocupa grande parte da formação.

Além disso, na prova para a conquista da carteira da OAB, a cadeira de Direito Civil é uma das mais complexas, junto com o Direito Constitucional e o Administrativo.

Mas, depois da conquista da tão sonhada OAB, como será que um advogado civilista deve atuar?

Essa é uma dúvida de muitos advogados que, recentemente obtiveram êxito na prova da OAB e que querem garantir o seu ramo de atuação.

Se você quer se destacar como advogado civil, sabe quais são as oportunidades escondidas nesse ramo de atuação do Direito?

Depois de conversarmos com alguns advogados, nós criamos uma rápida lista com qualificações que podem ajudar você a se destacar nessa área.

Mesmo sendo uma área extensa, onde os processos podem ser um pouco mais demorados e as soluções menos óbvias, acreditamos que ainda existe espaço para aqueles apaixonados por Direito Civil atuarem.

Se você também tem essas dúvidas, continue conosco. Vamos ajudar você a ser um bom advogado civil e a encontrar espaço no mercado.

Como você sabe, o Direito Civil se estende por inúmeras relações entre pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas.

Aqui estão alguns ramos do Direito Civil em que você pode se concentrar para garantir um bom desempenho na advocacia.

#1. Proteção dos direitos civis

Se você pensa que estamos falando dos direitos humanos, ou direitos naturais, está muito enganado.

Os direitos civis são aqueles direitos estabelecidos pelos Estados estabelecendo seus limites territoriais, diferente dos direitos naturais, ou direitos humanos, que são os direitos inerentes aos indivíduos ao nascer.

Alguns exemplos relacionados aos direitos civis, podem ser:

  • O direito de ser ressarcido em caso de danos por terceiro.
  • O direito à privacidade.
  • O direito ao protesto pacífico.
  • O direito à investigação e julgamento justo em caso de suspeita.
  • Direitos constitucionais mais generalistas, como o direito ao voto, à liberdade pessoal, à liberdade de ir e vir, à proteção igualitária, o habeas corpus, o direito de permanecer em silêncio e o direito a um advogado.

Esses são apenas alguns exemplos que o advogado civil pode estudar para trabalhar em prol de indivíduos, famílias e associações.

Garantir o respeito pelos direitos civis é a tarefa de um bom civilista. Portanto, essa é uma área repleta de desafios, caso você acredite ser a sua oportunidade.

Advogado Civil

#2. Recuperação de créditos

A recuperação de créditos é uma operação distinta da cobrança, já que o foco dela não é, em suma, acabar com uma dívida.

Essas ações são voltadas a consumidores que já possuem dívidas e que foram inseridos em cadastros negativos de órgãos como o Serasa.

Por causa disso, essas pessoas perderam o direito ao crediário em uma instituição financeira.

É aí que entra o trabalho de recuperação: o objetivo aqui é ajudar o inadimplente a sanar as dívidas e regularizar sua situação para poder ter acesso a financiamentos.

Vale lembrar que, nessas situações, é preciso usar uma abordagem mais elaborada.

Nesses casos, a negociação tende a ser maior e pode até envolver mais de uma instituição.

No final das contas, um indicador positivo para averiguar o sucesso desse tipo de operação é o número de pessoas com crédito restabelecido após o contato.

Com o grande número de inadimplentes que o Brasil herdou da crise que se instalou no país, a recuperação de crédito é uma área com oportunidades crescentes para ajudar empresas e pessoas a se restabelecerem.

#3. Responsabilidade civil

Responsabilidade civil é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causou a outra.

No Direito, a teoria da responsabilidade civil procura determinar em que condições uma pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido por outra pessoa e em que medida está obrigada a repará-lo.

A reparação do dano é feita por meio de indenização, que é quase sempre pecuniária. O dano pode ser à integridade física, honra, ou aos bens de uma pessoa.

Com a crescente onda de seguros relacionados à responsabilidade civil, profissionais como médicos, dentistas, executivos e empresários estão querendo impedir que problemas relacionados à responsabilidade civil atinja seus bens.

Isso mostra que as ações desses indivíduos podem, em alguma medida, atingir e causar danos a terceiros.

Um advogado especialista em responsabilidade civil pode ajudar a pleitear indenizações a esse respeito, ou até mesmo, garantir uma boa defesa a esses profissionais.

#4. Assessoria, elaboração, revisão e acompanhamento de ações de contratos civis

Contratos, de uma maneira geral, são uma grande incógnita às pessoas.

Elas muitas vezes leem o que está disposto em suas cláusulas, mas não entendem plenamente quais são suas reais obrigações disposta pelos documentos.

Elaborar, dar pareceres, ajudar a interpretar contratos e outros documentos é uma oportunidade para o advogado civil.

A área contratual é extensa e o serviço de um bom advogado especializado em contratos pode aumentar a garantia jurídica de ambas as partes em um acordo.

Saber assessorar, elaborar, rever, acompanhar e ditar parecerem em contratos para ajudar clientes a tomarem uma melhor decisão é uma área promissora para os advogados civis.

Advogado Civil

Siga nossas dicas para ser um excelente advogado civil

Como você pode ver, existem muitas áreas promissoras no Direito Civil que ainda apresentam um grande potencial de crescimento.

Se você quer tirar proveito dessas áreas, precisa se especializar e estar preparado para orientar seus clientes a conseguirem a melhor solução possível desses casos.

Assim, você será visto como um advogado especialista e terá tirado um grande proveito das matérias de Direito Civil.

Como você pode perceber, elas vão muito além dos casos e estudos que aprendemos na faculdade.

E se especializando em áreas crescentes, você tem uma oportunidade ímpar de se firmar como uma referência quando o assunto for Direito Civil.

Como um bom advogado, cabe a você ficar sempre atualizado com o que acontece ao seu redor.

Se você quer ir além e sair na frente para aproveitar o novo CPC para fazer a diferença para seus clientes, pode adquirir nosso pacote de petições cíveis, já atualizadas de acordo com o novo CPC.

Você terá mais de 200 modelos de petições:

  • Modelo de petições iniciais.
  • Modelos de recursos.
  • Modelos de manifestações.
  • Modelos em formato .doc editáveis.
  • Todo material agrupado em casos práticos.

Quer saber mais? Acesse agora nossas petições cíveis.

Deixe uma resposta

Fechar Menu